domingo

VISITA DE ESTUDO AO PORTO


No dia 21 de Janeiro de 2010, as turmas do 1º ano dos Cursos Técnicos de Secretarido e de Comércio tiveram uma visita de estudo ao Porto, no âmbito das disciplinas de Matemática, Área de Integração, Português e Legislação.
Os Locais visitados foram: Palácio da Bolsa, Casa do Infante e Museu Nacional de Imprensa.

Sede da Associação Comercial do Porto, o Palácio da Bolsa é um dos ex-líbris da cidade do Porto. Reunindo no seu interior trabalhos de grandes mestres e artífices, assume especial destaque a riqueza da Sala Dourada ou esplendoroso Salão Árabe.

Na “Casa do Infante” os alunos conheceram a sua história e espólio, merecendo essencial registo o Pergaminho de 1394 que prova o nascimento do Infante D. Henrique. Foi um dos momentos altos da visita, que possibilitou o contacto com este documento valiosíssimo.

Com o percurso pedestre e pedipaper foi possível apreciar vários pontos de interesse do Porto, tais como: Ribeira, Estação de S.Bento, Teatro S.João; Coliseu do Porto; Majestic; Mercado do Bolhão; Teatro Rivoli e Avenida dos Aliados.

No Museu Nacional de Imprensa foi possível deslumbrar os visitantes com um percurso da história da imprensa, que passa pela Fundição, Composição, Impressão e Encadernação. O espólio apresentado é extraordinário para a compreensão do percurso dos suportes de escrita.
A visita também proporcionou uma grande interacção com os formandos, uma vez que foi possível fazerem impressões com as máquinas expostas… alguns trouxeram os trabalhos impressos, para “mais tarde recordar”.

Na cave, a ocasião possibilitou a visita a um singular conjunto de exposições de Cartoons e Caricaturas: “Porto Cartoon”, “Pedro Palma” e “Muro de Berlim”. Neste espaço, os alunos realizaram uma Actividade, proposta pelos formadores, que consistia numa “descoberta e interpretação” dos Cartoons expostos.
RS