terça-feira

23 de Março – a Cidenai “subiu” ao Monte Padrão.

A passada terça-feira foi o dia escolhido para visitar o Centro Interpretativo do Monte Padrão, em Monte Córdova.

A caminhada iniciou-se no Pavilhão Municipal e foi com entusiasmo que as turmas do 11º ano dos cursos Técnicos de Secretariado e Gestão iniciaram o caminho de ascensão, que contava também com um pedipaper, com questões sobre alguns recantos dispersos pelo percurso.

A primeira paragem deu-se na empresa “Covipor”, que se dedica à transformação e comercialização de Vidros. Aqui os formandos tiveram oportunidade de observar a organização do trabalho, os cuidados com a segurança e todos os passos do tratamento e transformação do vidro, numa empresa de renome internacional.


Uma vez no castro do Monte Padrão, foi possível contactar com a Natureza e contemplar a paisagem do concelho, de uma forma privilegiada.


Depois de confortar o estômago com um merecido farnel, os formandos visitaram o Museu e Centro Interpretativo do Monte Padrão, onde conheceram as origens dos povos primitivos da região.

A descida foi mais aliciante. Todos adoraram o percurso que se fez por campos férteis, ribeiras abundantes, caminhos estreitos, por vezes enlameados, com arbustos que penteavam os caminheiros à medida que passavam.

Uma iniciativa a repetir.

RS