terça-feira

Visita de Estudo ao Gabinete de Gestão e Contabilidade de Eduardo Monteiro dos Santos, Sociedade Unipessoal, Lda.



A turma do 11º Ano do Curso Técnico de Gestão realizou no dia 17 de Março de 2010, uma visita de estudo, no âmbito da disciplina Contabilidade e Fiscalidade, conjuntamente com a disciplina Gestão, ao Gabinete de Contabilidade e Gestão, Eduardo Branca, Sociedade Unipessoal, Lda.

O economista, Eduardo Monteiro dos Santos, responsável pela área económico-financeira, fez uma análise dos serviços que presta aos seus clientes, quer no gabinete quer nas empresas, nomeadamente o estudo de viabilidade económico-financeira para contrair empréstimos bancários e/ ou para recorrer a subsídios de produção, bem como usufruírem dos benefícios fiscais.

O Técnico Oficial de Contas, Américo Monteiro dos Santos desenvolveu pormenorizadamente o primeiro contacto com o cliente e todo o processo contabilístico: Contrato de Prestação de Serviços; Início de Actividade; Registo da Firma; Preparação da documentação; Arquivo; Envio da IES (Informação Empresarial Simplificada).

Esta visita foi uma mais-valia para os formandos do Curso de Gestão, pois puderam verificar que a matéria leccionada em sala de aula tem a devida correspondência com a realidade e que um Gabinete de Contabilidade, actualmente, não se limita a recolher a documentação contabilística tratá-la e enviá-las às instituições competentes. É necessário ter presente toda a Fiscalidade em vigor no nosso país e outros países com quem Portugal tem relações comerciais.
A Escola Cidenai fica muito grata ao Dr. Monteiro do Santos (economista) e ao Técnico Oficial de Contas, Américo Monteiro dos Santos, por terem proporcionado aos nossos formandos esta visita que contribuiu para enriquecimento dos seus conhecimentos: contabilísticos, fiscais e de gestão.
O nosso obrigado!
JS