sábado

Energias Renováveis


No âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP) da aluna Andreia Silva, da turma 12º Técnico de Comércio, realizou-se no dia 6 de Maio um Colóquio sobre “Energias Renováveis”, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, que contou com a presença de todos as turmas e professores.

Os oradores presentes na mesa foram o Eng.º Tiago Lima e o Eng.º Daniel Correia, da divisão do Ambiente da Câmara Municipal, o Eng.º Eduardo Ferreira, sócio fundador da empresa Vimasol, Lda., a professora Dulce Ferreira, como orientadora de PAP, e o professor Nuno Barbosa, em representação da direcção da escola.

Após uma breve apresentação dos oradores, assim como das pessoas presentes na mesa, o colóquio prosseguiu com um pequeno vídeo, que passou no programa de televisão “Histórias do Mundo”, que relata a vida ecológica das pessoas que vivem numa pequena cidade da Alemanha.

O Eng.º Tiago Lima e o Eng.º Daniel Correia usaram da palavra e abordaram os seguintes assuntos: breve definição de alterações climáticas, assim como as consequências destas alterações; gases efeito de estufa; consumo energético em Portugal, onde podemos verificar que os transportes e as residências assumem os valores mais elevados; comportamentos a adoptar para se melhorar a situação ambiental. Esta intervenção terminou com a apresentação de acções da Câmara Municipal no concelho.

Entretanto, o Eng.º Eduardo Ferreira deu a conhecer a sua empresa; o potencial das energias renováveis; a distribuição energética numa habitação e desenvolveu aprofundadamente a Energia Geotérmica.

Os formandos da turma do 10º de Comércio receberam o prémio pela participação no concurso sobre Energias Renováveis.
Foi também entregue a todos os presentes na sala um marcador de livros com algumas “dicas” que os alunos devem ter em consideração e são elas: “3 R’s, reduzir, reciclar, reutilizar”; “separa, nada se perde, tudo se transforma”; “incentiva os teus familiares a fazer o correcto encaminhamento dos resíduos valorizáveis para a reciclagem”; “denuncia rupturas em condutas de água, descargas indevidas de poluentes, deposição de entulho em locais impróprios”; “água é um bem essencial, não é uma mercadoria”.

Para concluir, foram feitos uns breves agradecimentos aos presentes e a todos os que ajudaram na realização desta iniciativa.

Andreia (Téc. Comércio)