segunda-feira

Comemoração do Dia Da Europa na Escola Cidenai

No dia 9 de Maio de 1950, Robert Schuman, ministro Francês dos Negócios Estrangeiros, lançou, em Paris, o embrião do que é hoje a União Europeia.
Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da União Europeia, os chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de Maio como o “Dia da Europa”.
No dia 9 de Maio de 2011, a Escola Profissional de Serviços de Cidenai comemorou o “Dia da Europa”, no auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso, no âmbito do Plano de Actividades do Clube Europeu e de uma Prova de Aptidão Profissional do Curso Técnico de Secretariado.
Para além de toda a comunidade educativa, estiveram presentes a Dra. Maria do Céu, representante da Câmara de Santo Tirso, a Profª. Gabriella Pappada e a Profª. Nunciatina, que vieram de Roma (Itália) e de Lecce (Itália) apenas para estarem presentes no evento. As professoras, foram responsáveis pelo acolhimento dos formandos da Escola, em Roma, aquando da realização dos estágios em 2009 (4 alunos) e 2010 (2 alunas).
As duas convidadas Italianas fizeram uma apresentação sobre a Itália, referindo as suas tradições, cultura, gastronomia, etc., e falaram sobre o desempenho das formandas que estagiaram durante 6 semanas em Roma, no ano de 2010.
Os presentes tiveram também a oportunidade de ver os vídeos dos últimos projectos europeus da Escola, principalmente as imagens dos estágios dos formandos em Londres (Inglaterra), Roma (Itália) e Londonderry (Irlanda do Norte), que decorreram nos meses de Maio, Junho e Julho de 2010 e da Visita de Estudo ao Parlamento Europeu em Estrasburgo (França), que ocorreu no mês de Fevereiro de 2011.
A finalizar o evento, a Dra. Maria do Céu elogiou o dinamismo do Clube Europeu, e aconselhou os formandos a não desperdiçarem as oportunidades proporcionadas.
No dia seguinte ao evento, a Escola recebeu a aprovação de mais um Projecto Leonardo da Vinci, que vai ser implementado em 2012 e permitirá a 20 formandos realizarem os seus estágios em Uddevalla (Suécia), Rovigo (Itália), Creta (Grécia) e Tenerife (Espanha).
A opção de abrir a escola à Europa, traduz de modo inequívoco uma vontade na concretização e reforço da dimensão europeia do ensino. Tal como Robert Shuman, a Escola Cidenai pretende continuem a alargar os horizontes dos formandos na Europa.
RS