terça-feira

BANDEIRA VERDE da CIDENAI

No passado dia 25 de outubro decorreu, em Santo Tirso, a cerimónia do hastear da Bandeira Verde, galardão que premeia o trabalho do município tanto em relação às “Eco-Escolas” como ao “Município EcoXXI”. Perante uma audiência atenta, onde estavam presentes alunos, professores, coordenadores do programa “Eco-Escolas”, representantes do poder local e parceiros institucionais, o Presidente da Câmara Municipal, Castro Fernandes, discursou sobre a importância dos dois projectos para o município e para as escolas que a este pertencem e a vereadora do Ambiente, Ana Maria Ferreira, apresentou factos e dados sobre as melhorias concretas que tiveram lugar nos últimos anos, desde que a autarquia decidiu aderir ao programa da ABAE. Os espectadores atentos puderam ainda ouvir o representante da ABAE, José Archer, falar da importância do ambiente e da participação de escolas, famílias, autarquias, empresas na redução, reutilização e reciclagem dos resíduos produzidos, um dos pilares da ABAE e ainda do nosso Município.
Após os discursos, foi ainda possível ouvir vários testemunhos, nomeadamente da Escola Secundária D. Dinis e do Colégio Santa Teresa de Jesus, entre outros, onde pudemos ver exemplos de actividades interessantes e de boas práticas ambientais, servindo de inspiração para todos os presentes. Em seguida, houve um momento lúdico e musical, no qual os alunos da Escola Conde S. Bento, com uma orquestra feita de materiais reciclados, brindaram os presentes com um espectáculo de som e alegria.
Por fim, e apesar das condições climatéricas menos favoráveis, foi tirada uma “foto de família” aquando do hastear da bandeira nos paços do concelho, onde estará presente, provando o compromisso de Santo Tirso na preservação do ambiente. E a Cidenai tudo fará para contribuir para este objectivo!
ARG