quarta-feira

Visita de Estudo - Centro Cultural de Vila das Aves



No dia 28 de março de 2012, a turma do Curso de Educação e Formação, Empregado Comercial, realizou uma visita de estudo ao Centro Cultural de Vila das Aves, no Contexto da Exposição "Na Natureza Têxtil", de Ana Maria Antunes.

O responsável pela apresentação, Dr. Nuno Olaio, através da exposição, fez um percurso de 150 anos de história dos têxteis no Vale do Ave. Cada quadro representava uma faceta desta indústria. Desde a matéria-prima, às máquinas e ao produto acabado. Realçou as causas da decadência desta indústria e o flagelo que foi para a região. Mas, nem tudo é negativo. Fábricas que outrora foram o sustento da região estão a ser recuperada para outras atividades económica, nomeadamente a Abel Figueiredo e Teles.

Esta exposição, trabalho elaborado por Ana Maria Antunes, nasce da utilização dos têxteis enquanto matéria-prima para a criação artística, retirando-se de um contexto utilitário. A obra convoca ainda a memória da têxtil nos tecidos e padrões.

Os formandos observaram, ouviram, questionaram e refletiram sobre toda a temática envolvente. Tomaram consciência de que o trabalho é o desenvolvimento de uma sociedade.


JS