terça-feira

ROBOPARTY 2014

A roboparty teve início às 10h com a apresentação de algumas entidades e também com a apresentação do novo robô.

Logo após a abertura, tivemos uma pequena formação sobre soldagem, e montagem do robô, em seguida começamos pela abertura da caixa do robô que nos foi entregue e em seguida vimos todas as peças dentro da caixa para ver se coincidiam com as do manual.
Após o almoço e durante toda a tarde estivemos a tratar da soldagem da placa e montagem das peças. Logo após a montagem do robô, começamos a explorar o programa que nos permitia a programação do robô. Por volta das 18h tivemos uma pequena palestra com a Amy Eguchy que aparenta ser uma das organizadoras da RovoCupJunior, ela apresentou o seu trabalho e as provas a que os robôs são submetidos. De seguida o Sr. Marco Joel da “Absolute-You” falou um pouco da montagem dos robôs, e a presença dos robôs no dia-a-dia.




Após o jantar estivemos a programar o robô com a ajuda do nosso “Padrinho (Carlos) ” que nos emprestou uns sensores que permitiam medir distâncias o que nos possibilitou movimentos mais precisos. Depois de termos acabado de o programar, já muito tarde, fomos testá-lo para a pista e modificando o programa para ficar perfeito.
              
Durante o segundo dia estivemos o dia todo a testar e aperfeiçoar o robô.
À noite adicionamos mais uma peça ao robô que nos permitiu aumentar a sua voltagem para fazer melhor a pista e mais rápido. Continuamos a noite toda a testar o robô e a melhorá-lo.
No terceiro dia e último do evento, com o Robô montado, programado, artilhado, estávamos prontos para a prova e confiantes que iriamos conseguir um bom lugar!
 A organização começou a montagem da pista às 8h-9h de modo a conseguir iniciar a prova às 11h (engraçado como uma pista tao pequena demorou tanto tempo para ser acabada agora imaginem se isto fosse a Le mans!). Por volta 11horas a prova tinha dado inicio mas decidimos ficar para últimos de modo avaliarmos os outros robôs.
Chegou a nossa vez de fazer a prova e na primeira tentativa o robô bateu contra a pista. Estávamos todos entusiasmados para o melhor tempo e vimos a vida a andar para trás, especialmente o Eduardo que tinha feito umas alterações ao robô, mas como tínhamos duas tentativas conseguimos na segunda volta fazer o melhor tempo, quando olhamos para o ecrã ficamos todos contentes, mas o júri disse que tínhamos batido com o robô. Assim, tendo como penalização mais 0.3s passamos para 5º lugar injustamente… pois o nosso robô tinha contornado a pista direita com o melhor tempo e merecíamos o 1ºlugar. Contestamos o que nos tinham dito mas sem resultado.

  Pela experiencia magnifica que tivemos, decidimos (Equipa), que para o próximo ano iremos voltar a participar e trazer o primeiro premio para a Cidenai.