quinta-feira

Dia Mundial do Voluntariado na Escola Profissional Cidenai

Ser voluntário é entregar o que de melhor temos, sem esperar nada em troca!”,começou por afirmar a jovem voluntária enfermeira Mafalda Festa, no seu testemunho ao grupo de Voluntariado da Escola Profissional Cidenai.
O Dia Mundial do Voluntariado, 5 de dezembro, foi celebrado na Escola Cidenai, com uma Palestra sobre o tema ” Ser Voluntário”. Mafalda Festa quis dar o seu testemunho como voluntária de uma missão da APARF, em Moçambique junto da comunidade de Metoro (Pemba), onde trabalha no combate ao estigma da lepra, como uma doença do mal e incurável. Ainda falou da ajuda que dá a todas as crianças que, desde muito cedo, 2 anos de idade, são deixados por sua própria conta e risco e que, muitas vezes, são encontrados deitados no tórrido sol daquela terra, sem força para andar, porque a fome e a doença é tanta que nem lhes permite procurar uma sombra. Mostrou também que, apesar da sua formação na área da saúde, como voluntária faz tudo quanto seja útil naquela comunidade, é agricultora, professora, pintora, conselheira. Falou do seu dia-a-dia, da falta de água, da sua parca alimentação, das poucas horas de sono; mas de um coração cheio de felicidade nos “abraços quentes” que recebe e que a faz esquecer que do lado de cá se tem tanto e, por vezes, não se dá nada.
Lembrou ainda a importância de estarmos atentos aos outros que muitas vezes estão tão próximo e nem nos apercebemos que precisam de nós.
Foi com muita seriedade e responsabilidade que o Grupo de Voluntariado da Cidenai recebeu esta formação, dando assim início à Semana da Solidariedade na escola, com a recolha de bens alimentares para famílias que lhe são próximas.
AF