quinta-feira

EMPREENDEDORISMO



No dia 10 de março de 2015 a formanda Vera Gonçalves, da turma do terceiro ano do Curso Técnico de Secretariado, organizou, no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional, uma palestra intitulada Empreendedorismo” destinada aos formandos finalistas dos cursos Técnico de Secretariado e Técnico de Informática de Gestão, da Escola Profissional de Serviços de Cidenai, que teve como orador o engenheiro, Nuno Prata.
O Sr. Engenheiro, antes de entrar no tema principal, fez uma abordagem sobre a situação económico-financeira da região em que estamos inseridos, Vale do Ave, desde o seu surgimento, crescimento e declínio.
De seguida abordou o tema “moda”, que é uma força do empreendedorismo, sediada nas instalações da Fábrica Santo Tirso, considerada uma das prioridades para a região, na senda da confeção e têxteis.
Deu a conhecer aos presentes das vantagens e desvantagens de enveredar pelo empreendorismo, quer como empresário, quer como Intraempreendedor, que, neste momento, no nosso país há bastantes fontes de financiamento e respetivos benefícios fiscais, bem como as instituições que gerem esse capital. Mas, alertou-os de que para o seu plano de negócios não podem contar só com o capital alheio, porque, por vezes, é necessário capital próprio para atingir a autonomia financeira imposta pela maioria dos programas. 
Pelas questões postas pelos formandos, verificou-se a importância que estes deram ao tema, pois em breve irão defrontar-se com a realidade. O orador respondeu com clareza a todas as questões.
Por fim, a formanda, em nome da Escola, agradeceu ao engenheiro, Nuno Prata, a sua disponibilidade e o se contributo para o enriquecimento cultural dos formandos presentes. 

V.G.(TSec1215)