quarta-feira

TÉCNICOS DE COMÉRCIO EM VISITA DE ESTUDO

Como é habitual, a Escola Cidenai proporciona aos seus formandos visitas de estudo a empresas da área técnica dos cursos que leciona com o intuito de aproximar as competências e saberes adquiridos às realidades e especificidades do tecido empresarial. Esta opção da escola tem sido uma grande mais-valia para os nossos formandos, qualquer que seja o curso. Desta feita, os alunos do curso de Técnico de Comércio do 2º e 3 º ano tiveram um dia especial.  O dia da visita começou às 9h15 com uma visita à Casa do Território, em Famalicão, para explorar a exposição Tempo, Espaço e Ser e que se debruça sobre as atividades económicas da região, empresas de renome locais e valores ambientais. Após esta introdução pedagógica, deslocamo-nos para o Hipermercado e Centro Comercial Jumbo da Famalicão, onde o Sr. Hugo Silva fez uma abordagem às práticas de merchandising e logística adotadas pelo grupo Auchan, de uma forma bastante esclarecedora e prática.
Terminada a primeira parte da visita de estudo, rumamos ao centro da cidade de Braga para o merecido almoço e ainda dar uma “espreitadela” pelo comércio tradicional no centro histórico de Braga.
Pelas 14h30, iniciamos a segunda parte da visita com uma visita à Escola de Formação Jerónimo Martins, nas instalações do Recheio de Braga. Esta escola de formação é responsável pela formação dos Recursos Humanos da cadeia de supermercados Pingo Doce e do grossista Recheio. Em particular, este centro de formação é responsável por uma área geográfica que vai desde da Figueira da Foz até Bragança. Nesta visita fomos recebidos pela Dr.ª Daniela Pereira e D. Celeste Rodrigues, as quais abordaram temas sobre  a missão e valores d Grupo Jerónimo Martins, aspetos de logística na cadeia de valor, o atendimento e a fidelização do cliente, o processo de recrutamento e a formação de colaboradores, seguido de debate e esclarecimento dos temas. Nesta parte foi gratificante observar a participação ativa dos nossos alunos. No final e para surpresa nossa, fomos brindados com um coffee break para recompor as forças.
Com o adiantado da hora tivemos de suprimir a etapa de visitar o Bom Jesus de Braga, pelo que regressamos a Santo Tirso já no final da tarde.
Pelo feedback que alunos reportaram, tratou-se de uma excelente iniciativa de contactar empresas de elevada reputação no mercado e observar os seus modelos e práticas de gestão comercial.



AS & SS