terça-feira

VISITA À RESINORTE – RIBA D’AVE

No passado dia 6 de Abril de 2016, pelas 15h30, um grupo de formandos pertencentes ao clube Eco-Escolas, da Escola Profissional de Serviços de Cidenai, deslocaram-se à Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (ETRSU) de Riba d'Ave, para juntos aprenderem novos comportamentos relativamente aos resíduos urbanos.
Ao longo da visita, fomos passando pelos vários locais de tratamento dos resíduos: começámos pelo local onde os resíduos são descarregados, em seguida dirigimo-nos até à triagem, e lá a engenheira explicou-nos como os funcionários exerciam a sua função. A seguir, fomos em direção ao enfardamento, onde nos foi explicado o processo do mesmo e dirigimo-nos também até a foça, que é o local onde se encontra o lixo indiferenciado e com isto podemos verificar que infelizmente o lixo indiferenciado é em maior quantidade do que o lixo reciclado. Para finalizar a visita deslocamo-nos até a sala de controlo da Estação.
Com esta visita, conseguimos atingir o nosso objetivo, que era sensibilizar o grupo Eco-Escolas para o que se passa no nosso planeta, mas sobretudo apelar ao bom senso dos formandos para terem comportamentos ecológicos e passarem a palavra.
E não se esqueçam, uma atitude positiva hoje pode mudar o nosso amanhã!

Diana Sousa
TSec1316