domingo

A MINHA EXPERIÊNCIA ERASMUS+

Foi em 2015 que a palavra Erasmus surgiu na minha vida. Claro que já tinha ouvido falar sobre isso, porém, vagamente, e nunca tinha pensado em realizar uma experiência como esta, por isso vou dizer-vos como tudo aconteceu.
Em 2016, decidi candidatar-me para realizar o meu estágio com o Projeto, e para minha surpresa fui escolhido para fazê-lo numa ilha grega. Dá para imaginar? Viajar para tão longe, durante 50 dias? Eu sei, é muito bom.
Quando chegou o dia de embarcar, estava super nervoso, mas, ao mesmo tempo, ansioso, porque, por um lado, é difícil deixarmos a nossa família para trás, deixarmos o local onde nos sentimos bem e seguros, mas, por outro, é brutal conhecermos outra cultura e podermos ficar lá quase 2 meses a ganhar experiência, conhecimento e responsabilidades.
O meu primeiro contacto com a ilha foi muito positivo. Ao desembarcar, fui recebido por um senhor grego, chamado Leonardos, e pelo seu filho Stefanos, com outro estudante português. Com o passar do tempo fomos conhecendo a ilha, e rapidamente me apaixonei por ela, por ser uma ilha cheia de alegria, pela sua hospitalidade, pelas suas magníficas praias e pelo seu maravilhoso clima.
O meu primeiro dia de estágio estava a chegar e eu estava ansioso por mostrar o talento português, e por poder pôr em prática os conhecimentos que tinha retido das aulas. Comecei o meu estágio numa loja, denominada Nikolouzos, e rapidamente me habituei ao ambiente. Conheci pessoas fantásticas, nomeadamente o meu tutor Menious Mavris, que, para além de me ajudar durante o estágio, também me ajudou a conhecer a ilha, e sugeriu-me diversos locais para visitar.
Durante os fins de semana, com o grupo, organizávamos saídas, ou íamos à praia, ou íamos visitar outras partes da ilha, ou jogávamos bowling, ou íamos para um bar ou discoteca.
            Na minha opinião, o Programa Erasmus+ dá-nos uma oportunidade única que deve ser aproveitada ao máximo. E esta minha experiência foi muito enriquecedora, tanto a nível pessoal como profissional, superando todas as minhas expectativas. Foram 50 dias que irei guardar na memória.


Simão Correia (TGPSI1518)