domingo

VISITA DE ESTUDO AO BANCO SANTANDER TOTTA, SA

No dia 30 de abril de 2017, a turma do 2.º ano do curso Técnico de Comércio, no âmbito da disciplina de Economia, realizou uma visita de estudo ao Banco Santander Totta, SA. Uma visita desta importância dá ao formando uma visão global da banca.
O Banco Santander, o maior banco da Península Ibérica e o décimo maior do mundo, há muito que está implantado no mercado nacional.
A receção aos formandos, feita pelo Diretor de Balcão, Dr. Jorge Costa, cumpriu os formalismos adequados a uma visita deste nível.
A visita guiada teve como primeiro ponto a função do caixa. Explicou os trâmites do dinheiro depositado pelos clientes, a triagem na máquina para detetar as notas falsas e o seu destino. Informou os alunos como devem proceder, caso tenham em seu poder uma nota falsa.
De seguida, encaminhou-os para a sala de reuniões, onde o Dr. Jorge Costa fez uma abordagem ao historial do banco. Deu a conhecer os seus produtos, nomeadamente Cartão de Crédito e Débito; Poupança Reforma, Poupança-habitação, Conta Ordenado, Depósitos a Prazo, Aquisição de Ações. Explicou o tipo de Cheques e respetiva responsabilidade, Livranças, Desconto de Letras; Abertura de Conta, Custos de manutenção, Descoberto Bancário, Taxas Ativas e Passivas, Euribor e SPREAD.
Destacou a criação de moeda, a sua evolução e a importância que tem para a economia.
Com esta visita os alunos puderam associar as aulas teóricas e prática simulada com a realidade.
No final os alunos puseram as suas dúvidas, as quais foram esclarecidas.
Os alunos consideraram a visita muito produtiva, ao verificarem que os temas que são lecionados em aulas teóricas e prática simulada, estão de acordo com a atividade de uma instituição financeira.


A Escola Profissional de Serviços Cidenai agradece à instituição esta oportunidade que deu aos seus alunos para puderam observar o funcionamento de um banco, e aprofundarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

J.S.