segunda-feira

PROJETO “JUSTIÇA PARA TODOS”

A Justiça assume crescente significado na sociedade contemporânea, dada a complexidade dos processos de relacionamento sociais e das alterações de valores, que rapidamente transformam as sociedades, quer seja num plano nacional, quer seja num plano europeu. Não é por acaso que este valor, de qualquer sociedade evoluída, tenha sido consagrado, entre outros, na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, em 2000, através do Tratado de Nice.
Contudo, é frequente, entre os jovens, o desconhecimento dos seus direitos, como o acesso à Justiça, ou ainda, a conceção de ideias desvirtuadas e desconfiança do sistema judicial.
Atenta a este fenómeno, a Escola Profissional de Serviços de Cidenai candidatou-se ao Projeto “Justiça para Todos”, uma iniciativa do IPAV – Instituto Padre António Vieira – para trabalhar um caso de atropelo às liberdades individuais, com recurso ao sistema judicial.
Para a realização deste projeto, o Clube Europeu contou com a colaboração do Tribunal de Santo Tirso, na pessoa da Sr.ª Juíza, Dr.ª Melo Marques, para presidir a uma simulação de julgamento, no dia 5 de maio, deste caso de atentado à liberdade de culto religioso, e ainda da colaboração da Dr.ª Assunção Festa, Advogada, em matéria de direito processual, nomeadamente na elaboração das peças processuais e preparação do julgamento com um grupo de 10 alunos da nossa escola.
Foi uma excelente oportunidade de aproximar os nossos alunos a esta instituição fundamental num estado de direito democrático, pois no final do julgamento foi satisfatório verificar a quantidade de questões colocadas à Sr.ª Juíza, que, de uma forma muito pedagógica, acedeu responder numa linguagem clara e objetiva.
A todos os que colaboraram neste projeto, o Clube Europeu da Cidenai endereça os parabéns e os sinceros agradecimentos.


Paulo Sousa

Responsável do Clube Europeu