quarta-feira

DIA A EUROPA NA CIDENAI

O Dia da Europa, comemorado a 9 de maio e instituído pela União Europeia, assinala o famoso discurso do Sr. Schuman, em 1950, a apelar à união dos países europeus em torno de um objetivo comum. Este esforço, em conjunto com outras personalidades europeias, como por exemplo o Sr. Jean Monet, levou a Europa num caminho da Paz, da Democracia e da Solidariedade entre os povos.
O caminho já é longo! De facto, este ano comemoram-se os 60 anos do Tratado de Roma, responsável por União Económica Europeia e dos 30 anos do Programa Erasmus+, programa europeu dedicado a financiar mobilidade de estudantes no espaço europeu, com o objetivo de melhorar a sua formação.
A Escola Cidenai é uma comunidade orgulhosa do seu trabalho de abertura à Europa. Exemplo disso são as oportunidades que proporciona aos seus alunos, tais como a realização de estágios no estrangeiro, através do Programa Erasmus+ ou, ainda, os diversos intercâmbios com outras escolas do espaço europeu.
Para assinalar este dia, o Clube Europeu inaugurou uma Exposição de telas produzidas pelos seus alunos, as quais tinham como tema base “Os Valores na União Europeia proclamados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia”.
Outra atividade proporcionada foi a realização do tradicional concurso “O que sabes da Europa?”, sendo as questões, este ano, colocadas através de um Quiz em suporte informático, desenvolvido pelo formando Rui Pereira, da turma TGPSI1417. 



Paulo Sousa
Responsável do Clube Europeu