quinta-feira

CERIMÓNIA DE ENTREGA DE CERTIFICADOS E DIPLOMAS 2017

No passado dia 29 de setembro, a Escola Profissional de Serviços de Cidenai realizou a cerimónia de entrega de Certificados e Diplomas aos formandos finalistas dos cursos Técnico de Comércio e Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, do ciclo de formação 2014/2017, assinalando também o início de um novo ano letivo.
         A cerimónia iniciou-se com a declamação de um poema de Miguel Torga, “Sísifo”, pelo formando Domingos Ferreira, da turma TSECOM1619. De seguida, o Diretor Pedagógico, Dr. Ricardo Sampaio, deu as boas vindas a todos os presentes. Posteriormente, a responsável pelo Clube de Voluntariado, Assunção Festa, entregou um certificado de bom desempenho no Clube a todos os finalistas que durante estes 3 anos de formação participaram ativamente nas atividades do mesmo. Após este momento, os formandos Ana Rita Pacheco, da turma TC1417, e Rodrigo Coelho, da turma TGPSI1417, falaram aos presentes da sua experiência na escola ao longo destes 3 anos de formação e também agradeceram a ajuda e amizade de toda a equipa de trabalho da Cidenai.
Seguiram-se os Orientadores Educativos das turmas finalistas, Ana Rita Guimarães e Paulo Sousa, que entregaram aos finalistas presentes o tão ansiado diploma de conclusão de curso.
Antes do vídeo criado para os finalistas reviverem os melhores momentos passados na Escola, a representante da Direção Geral, Dr.ª Celina Silva, parabenizou os presentes e desejou bom trabalho a todos os que estão a iniciar a sua jornada na Cidenai.
De seguida, citamos os textos dos finalistas acima referidos.
“ Bem, não poderei falar demasiado, por isso será relativamente curto aquilo que vos tenho a dizer. Foram três anos aqui passados. Três anos de bom ambiente, ainda que por vezes fosse perturbado, ainda que temporariamente, como tudo o que é natural, entre alunos, professores e funcionários. Ambiente este que só é conseguido através de um equilíbrio de ideias, de cooperação e de uma certa dose de bom senso, por vezes em falta. Houve alguns confrontos e conflitos, sim, mas todos eles foram superados, e após todas essas adversidades, toda a turma melhorou a nível pessoal e a nível escolar (pelo menos eu quero acreditar que sim). Quero com isto agradecer aos meus professores e também aos meus colegas e amigos de turma. Aos professores pela paciência com que lidaram connosco, com o esforço que tiveram de fazer para acordar todos os dias de manhã cedo e pensar “Credo, vou ter de levar com os de TGPSI…”, e sobretudo aos nossos diretores de turma ao longo do curso, o professor Paulo no primeiro ano e a professora Rita nos restantes dois. Ambos foram incansáveis na ajuda que nos deram, a “safarem” alguns dos membros da turma, e creio que falo em nome da turma quando vos digo “Obrigado”. Mas claro, o “obrigado” é válido para todos os professores que estiveram connosco, que nos ensinaram e que nos ajudaram a crescer como pessoas. E obrigado, agora em nome pessoal a toda a turma, por serem como são, por animarem sempre o dia e fazerem sempre a festa. Por estarem sempre na brincadeira, mas também num clima de respeito, ainda que por vezes seja uma linha bem ténue… Portanto, o que vos tenho a dizer a todos é simplesmente um “obrigado”. “
            Rodrigo Coelho – TGPSI1417

 “Faz este mês exatamente 3 anos que entrei nesta escola e posso dizer que não foram fáceis, mas acabaram por ser os melhores da minha vida e sem dúvida passaram a correr.
Lembro-me do primeiro dia de aulas e o quanto era assustador estar numa turma e numa escola onde só conhecia 3 pessoas, mas mal sabia eu que com o tempo iria fazer novos amigos e conhecer pessoas tão incríveis, que sempre terão um lugar especial no meu coração e que com certeza levarei para a vida!
Nesta escola fui tão feliz e passei momentos tão únicos e incríveis, que me fizeram rir, outros chorar, mas se não chorasse um bocadinho não era eu. Fui muitas vezes chamada à atenção por estar na conversa ou estar a dormir. Lembro-me do quanto ficava nervosa em todas as apresentações de Português, do trabalho que deu a PAP, mas no final valeu a pena. De todas as vezes em que os professores perdiam um bocadinho a paciência, e com razão, e de muitos testes em que esquecíamos os problemas e fazíamos de tudo para nos ajudarmos uns aos outros. Já sinto falta de tudo isso e posso dizer que todos esses momentos me fizeram uma pessoa melhor, me fizeram aprender e crescer muito e mudaram a minha maneira de ver as coisas e de viver a minha vida.
E tudo isto foi graças a esta escola e a todas as pessoas que nela conheci, por isso tenho muito a agradecer a todos os funcionários, em especial à D. Celina, por todos os sermões que nos dava, mas que no fundo eram para o nosso bem, a todos os meus colegas, pois cada um teve um papel importante nesta etapa, e a todos os professores, que com muita paciência sempre fizeram de tudo para nos ajudar e para nos preparar para o futuro, em especial à professora Rita e à professora Alexandra por terem sido nossas diretoras de turma no 1º ano, mesmo que tenha sido por pouquinho tempo, e principalmente ao professor Paulo, por ter sido o melhor diretor de turma que poderíamos pedir, por sempre fazer tudo o que podia por nós, por nos tornar melhores pessoas e acima de tudo por ter sido um amigo!
Nunca vou esquecer esta escola e não se vão ver livres de mim tão cedo, porque sempre que possa vou estar aqui a chatear toda a gente e a saber como andam as coisas!
Mais uma vez obrigada por tudo!”


Ana Rita Pacheco- TC1417
        Escola Profissional de Serviços de Cidenai