sexta-feira

Testemunhos dos Participantes no Projeto Erasmus+ KA2, em Rovigo (Itália)

Para mim, participar no projeto Erasmus+ a Rovigo, Itália, foi uma experiência muito agradável, pois nunca tinha saído do país. Para além  disso, achei agradável a hospitalidade da família, que fez de tudo para que eu me sentisse como em Portugal, como em casa.
Gostei também de conhecer mais ou menos o dia a dia dos alunos italianos. 
Também achei gratificante a aula de robótica, pois ensinou funções básicas de sensores a movimentos de um robot.
Quanto às visitas que fizemos aos museus, igrejas, palácio, achei bonito pois ficamos a saber o tipo de pintura/arquitetura de monumentos de Itália.

Tiago Mirra (CEF OI1718)


Eu gostei muito de ter participado neste projeto! A minha experiência Erasmus+, em Rovigo, foi ótima! Eu adorei muito, muito mesmo!
A família que me acolheu foi incrível, e eu não imaginei que a relação entre mim e a família com que fiquei fosse ficar assim tão boa.
A comida era ótima e o que dizem sobre as pizas e as massas é mesmo verdade! Elas são mesmo muito boas, e além das pizas e das massas também houve outros pratos muito bons que eu nunca tinha experimentado nem visto sequer.
As visitas de estudo a Pádua e a Veneza, por exemplo, foram mesmo muito boas, vi coisas incríveis e muito interessantes. Um dos lugares que gostei mais de visitar foi a Basílica de Santo António, e o museu com a exposição sobre Galileu, mas não quer dizer que não tenha gostado dos outros, porque todos tinham a sua parte interessante. 
Como eu já disse, esta viagem/experiência foi incrível, espetacular, e inesquecível, não sei se irei participar de novo numa viagem destas mas, se não participar, não faz mal, pois deve haver muitas outras pessoas que gostavam de participar neste projeto, e eu aconselho-as muito a inscreverem-se!
Este projeto fez-me muito bem e eu nunca o esquecerei, por ser também a minha primeira experiência fora do país.

Catarina Silva (TSECGPSI1720)

Na semana em que estive em Itália, tive uma boa experiência a todos os níveis: fiz novos amigos, conheci uma nova família que me acolheu muito bem e aprendi um pouco da língua italiana.
Gostei muito da escola e dos professores, tive também a oportunidade de conhecer monumentos históricos, igrejas, cidades e museus.
Fiquei muito feliz por  ter participado nesta atividade!






Carolina Coelho (TSECGPSI1720)

 
A experiência de fazer Erasmus durante uma semana em casa de pessoas que não conhecia e num lugar completamente diferente do habitual foi incrível e sem dúvida voltava a repetir. 
Foi uma viagem que nunca vou esquecer por variados motivos, entre os quais estar uma semana em casa de pessoas que nunca antes tinha visto, ter uma rotina diferente da minha do dia a dia, conhecer pessoas novas, falar todos os dias uma língua diferente, conhecer uma nova cultura e novos sítios no mundo. 
Sem dúvida, aconselho a toda a gente que se algum dia tiver oportunidade de o fazer para não a desperdiçar, pois é uma experiência única. 


Francisca Pereira (TSECGPSI1720)

 

Gostei muito da experiência. Se tivesse outra oportunidade, certamente que voltava a participar!








Maria Vilar (CEF OI1718)


No âmbito do projeto ERASMUS+, na deslocação a Rovigo (Itália), pude observar muitos monumentos da região e alguns dos seus costumes, e pude provar várias comidas típicas. Pude também fazer grandes amigos e grandes descobertas.
Ao longo de 1 semana em Itália, consegui associar várias palavras italianas a algumas portuguesas e consegui aprender um pouco de Italiano. Conheci os costumes dos jovens, tais como, depois da escola, estar com os amigos, ir a bares, ir a festas e não ficar apenas em casa no computador.
O que mais me cativou foi a hospitalidade da família que me acolheu, pois nunca me faltou nada, foram todos muito simpáticos e muito atenciosos! Eu irei fazer o mesmo quando vierem cá.

Diogo Rocha (CEF OI1718)